A cirurgia de prótese de mama também conhecida como mamoplastia de aumento, é uma das cirurgias mais procuradas ao redor do mundo. Mas mesmo com tanta procura, esse tipo de cirurgia é cercada por diversas dúvidas.
É comum que as pessoas se deparem com alguns comentários sobre a cirurgia, como por exemplo se ela pode atrapalhar o exame de mamografia, se a prótese pode romper nos seios, se ela pode provocar o câncer de mama, entre outras dúvidas. Confira as dúvidas frequentes sobre prótese de mama que separamos para te auxiliar a esclarecer os mitos sobre a cirurgia.
As dúvidas frequentes sobre prótese de mama
A cirurgia de mamoplastia de aumento possui muitas controvérsias, principalmente em relação aos possíveis riscos que ela pode provocar à saúde. Portanto é fundamental que os pacientes tirem todas as suas dúvidas antes de decidirem realizar o procedimento.
As dúvidas mais frequentes sobre a mamoplastia de aumento são:
- Prótese de silicone pode provocar câncer?
Essa é uma das dúvidas mais comuns em relação a prótese de silicone, e sem dúvida umas das que mais preocupam as pacientes. Isso é um mito. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos e no Canadá comprovaram que não existem riscos da prótese de mama provocar câncer. É importante deixar claro que a prótese de silicone deve ser fabricada com gel coesivo, que é totalmente diferente do silicone industrial.
- Não é possível realizar a mamografia com a prótese de silicone?
Esse é outro grande mito que assusta as mulheres que desejam realizar a cirurgia. De forma alguma a prótese de silicone impede a realização da mamografia. O exame será realizado sem provocar prejuízo ao implante, e a visualização do exame será igual ao que ocorre em uma paciente sem a prótese.
- A prótese de silicone pode ser romper?
Qualquer prótese pode se romper se a paciente sofrer algum trauma, queda ou batida na região dos seios. Porém, as próteses indicadas para a cirurgia são produzidas com gel coesivo, que possui a aparência de uma “gelatina consistente”. Se por algum motivo elas forem rompidas ou cortadas, o conteúdo presente dentro da prótese não irá escorrer.
- Em quanto tempo é necessário realizar a troca da prótese?
Não existe um prazo determinado para a troca da prótese de silicone, pois as próteses atuais são muito mais resistentes, e na maioria dos casos a troca costuma ocorrer após 10 anos, mas isso pode variar de acordo com cada paciente. Mas após 10 anos da cirurgia ser realizada é importante que a paciente realize um acompanhamento anual e o exame de ressonância magnética ocorra a cada dois anos.
Como realizar a cirurgia de forma segura?
Agora que você conferiu as dúvidas frequentes sobre prótese de mama, também é fundamental que você procure por um médico especializado e confiável para tirar as outras dúvidas que possui e saber mais sobre a cirurgia.
Para maiores informações sobre a cirurgia de prótese de mama entre em contato com a equipe da UP! Plástica. Aproveite para solicitar agora mesmo uma consulta com um de nossos cirurgiões.