Há alguns anos a mamoplastia – cirurgia para colocar prótese de silicone nas mamas – foi popularizada entre celebridades e pessoas com melhores condições financeiras, mas cada vez mais essa situação em mudando. Mudou também a ideia de que as cirurgias são puramente estéticas, conheça os benefícios da prótese mamária.
Conheça hoje os benefícios da prótese mamária
Pensando nisso, listamos alguns riscos (sim, eles existem e devemos conhecê-los) e benefícios que devemos analisar antes de dar o sim às próteses mamárias, mas também tem benefícios da prótese mamária:
Benefícios da prótese mamária
- O procedimento é simples e seguro. O implante de próteses mamárias leva poucas horas para ser realizado e são muito baixos os riscos de efeitos colaterais para a paciente.
- Com a popularização da colocação de próteses mamárias, aumentou o número de profissionais especializados no assunto e na cirurgia para deixar seus seios da maneira mais natural possível. Sim, uma cirurgia bem feita deixa os seios com aparência natural a ponto de pessoas não conseguirem distinguir entre estes e os naturais de fato. Além disso, eles ficam mais empinados e rígidos ao toque e, em muitos casos, com aparência muito mais saudável.
- Como citado acima, a colocação de próteses mamárias deixa os seios mais rígidos, e esse benefício não é só para os primeiros anos após a operação. Diferente dos seios naturais, o avanço da idade da paciente não afeta tanto a aparência. A tendência a ter seios caídos ou flácidos é reduzida. As mulheres que envelhece com próteses nos seios apresentam menos rugas e ondulações nos seios com o passar dos anos.
Riscos da prótese mamária
- Como pequenos nervos são rompidos durante a cirurgia, na hora da abertura para colocação da prótese mamária, os seios podem apresentar certa sensibilidade. Logo, quanto maior a prótese, maior o risco de sensibilidade no local. Relatos mostram que essa sensibilidade pode regredir e retornar algumas vezes depois da operação.
- A paciente é orientada a trocar a prótese mamária a cada dez anos devido ao risco de rompimento. Calma, não é tão fácil assim de isso acontecer! O risco existe em casos de traumas grandes, como acidentes de carro ou pancadas realmente muito fortes. Porém especialistas informam que a prótese mamária pode ficar mais vulnerável e sujeita a rompimentos conforme os anos passam, por isso existe a recomendação para troca nesse período.
- Contratura capsular. Esse é o nome dado ao tipo de rejeição ocorrida em algumas pacientes. Quando o corpo rejeita a prótese mamária, o organismo produz uma espécie de cicatriz interna (chamada de cápsula) ao redor da prótese. Essa cicatriz retrai de tamanho e aperta a prótese, o que pode causar deformações no formato dos seios e ainda dores na paciente. Mas não se preocupe tanto com essa situação, pois pesquisas indicam que apenas cerca de 2% das pacientes passam por isso.
Depois de entender os riscos dessa operação tão desejada, vamos para a parte boa dessa mudança de vida. Vamos falar dos benefícios:
- Claramente, o maior benefício da colocação de próteses mamárias é psicológico. A autoestima da paciente tende a melhorar potencialmente devido à mudança corporal. Relatos mostram maior autoconfiança, bem estar e satisfação, o que ajuda tanto na vida pessoal como na profissional.
Lembrando que informações divulgadas por aí, como as que dizem que os implantes de próteses mamárias atrapalham a amamentação ou que podem causar câncer de mama são mitos.
As próteses ficam por baixo das glândulas mamárias, por isso não há problemas na hora de amamentar, e, sendo feito com especialistas sérios e confiáveis, o silicone utilizado é medicinal, são puros e específicos para essa função.
O pós-operatório da cirurgia para prótese mamária exige alguns cuidados. É recomendado o uso de um sutiã específico para esse caso.
O tempo de uso depende de cada pessoa, mas, em média, é sugerido o uso por um mês. A rotina deve ser retomada bem aos poucos.
A paciente fica de repouso até sete dias e impossibilitada de levantar os braços. Dirigir também não é possível por quinze dias. É aconselhável que tenha sempre um acompanhante para ajudar em determinadas situações.
De qualquer forma, converse sempre com o seu médico sobre o seu repouso. Ele saberá quais os melhores cuidados para o seu corpo.
Para ter mais informações sobre a cirurgia para implante de próteses mamárias fale conosco em nosso site e nossa página no Facebook.
Se tiver gostado desse texto sobre “Implante de próteses mamárias”, deixe seu comentário, sugestão ou compartilhe!