Cirurgia Plastica Lipoescultura Abdominoplastia: conheça a diferença
Você decidiu que quer fazer uma intervenção cirúrgica na região do seu abdômen. Depois de celebrar a decisão e a conquista para, finalmente, melhorar a sua relação com o seu corpo, a pergunta que você tem que enfrentar nesse momento é: mas qual tipo de procedimento devo optar por fazer?
Muitas pessoas confundem Lipoescultura e Abdominoplastia, e os procedimentos até apresentam pontos em comum, mas são opções diferentes. Nesse artigo pretendemos tirar suas dúvidas sobre cada procedimento estético e qual é a relação encontrada na realização de cada uma delas. Confira!
Lipoescultura e Abdominoplastia: O que é e para que serve?
A Lipoescultura é um procedimento cirúrgico que você provavelmente já conhece e já ouviu falar. Ela se baseia em uma técnica que ajuda a remover a gordura da região abdominal, sem remover ou alterar o posicionamento da pele no local em que o volume lipídico é retirado.
Pequenas cânulas são introduzidas na região abdominal, ajudando a, literalmente, sugar um volume determinado de gordura corporal. As cicatrizesdeixadas pela inserção das cânulas são relativamente pequenas e, por isso, esse é considerado um procedimento relativamente simples e seguro, se realizado por um profissional experiente no ramo.
Abdominoplastia: o que é e para que serve?
A Abdominoplastia, por sua vez, é um procedimento cirúrgico considerado mais invasivo e maior do que a Lipoescultura.
Ela é uma técnica que atua diretamente na pele encontrada na região abdominal que se apresenta flácida ou em excesso no local, promovendo uma mudança na disposição do tecido, deixando-o mais “esticado” e, portanto, garantindo ao abdômen um visual esteticamente mais agradável.
Na Abdominoplastia, apesar do foco da cirurgia estar praticamente voltado para modificar o posicionamento do tecido cutâneo, é possível remover um volume significativo de gordura, que sai junto com a pele removida.
Ao contrário da Lipoescultura, na Abdominoplastia as cicatrizes deixadas pelo procedimento são grandes, visto que a técnica é invasiva e demanda um volume maior de incisões. O tamanho da cicatriz, entretanto, depende intimamente do volume de pele retirada pelo cirurgião.
Quais são as semelhanças apresentadas pela Lipoescultura e Abdominoplastia?
A Lipoescultura e a Abdominoplastia se relacionam quando unificadas em uma única técnica, que foi desenvolvida por cirurgiões plásticos com experiência na realização dos dois procedimentos: a lipoabdominoplastia.
Nessa técnica, primeiramente, é realizada a retirada do volume de gordura da região do abdômen, com ajuda da Lipoescultura, aumentando a presença de flacidez nessa parte do corpo.
Em seguida, com o objetivo de trazer o melhor resultado para o paciente que removeu o volume de gordura do abdômen, é realizada a Abdominoplastia, para garantir o posicionamento correto do tecido nessa região, devolvendo ao paciente o visual estético que ele desejou nessa parte do seu corpo.
Quem pode se candidatar à realização dessas técnicas em conjunto?
Jamais a Abdominoplastia e a Lipoescultura devem ser consideradas técnicas para ajudar no tratamento do sobrepeso e da obesidade.
Elas devem ser realizadas em pacientes que apresentam peso relativamente normal, mas que manifestam acúmulo de gordura ou flacidez em determinadas partes do abdômen. Dessa maneira, a recuperação após o procedimento acontece com maior facilidade, como também a saúde do paciente é preservada nessas técnicas mais invasivas.
Já que agora você sabe a diferença entre Lipoescultura e Abdominoplastia, conseguiu se decidir em qual realizar? E a unificação das duas técnicas, é interessante para você? Compartilhe conosco suas opiniões e dúvidas sobre o assunto!
1 comentário