Abdominoplastia
Milhares de pessoas sonham em ter uma barriga chapada da noite para o dia. Pesquisam muitas vezes na internet dicas de como emagrecer em 3 dias, o que claramente, é impossível.Para isso, existem soluções alternativas para ajudar quem procura ter um corpinho sarado. A Abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele, gordura localizada e proporcionar a recuperação da firmeza dos músculos da região abdominal, resultando em uma barriga mais lisa e tonificada.
Esse procedimento também consegue remover as estrias localizadas na região, pois há a remoção de pele. Leia a nossa postagem para saber um pouco mais sobre esse procedimento estético!
Para quem é indicada?
De modo geral, a Abdominoplastia é bastante requisitada por mulheres que tiveram múltiplas gestações, pessoas que geneticamente possuem acumulo de gordura na região da barriga ou quem teve perda substancial de peso. O que esses pacientes têm em comum é o desenvolvimento de flacidez da pele, depósitos de gordura e estrias na região da barriga.
Contraindicações e alertas
A Abdominoplastia não pode ser considerada como um tratamento contra a obesidade ou qualquer outra alternativa para substituir uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.
Quem tem vontade de realizar a Abdominoplastia deve ser saudável, tanto mulheres, quanto homens. Alguns cirurgiões plásticos explicam que em pacientes onde a musculatura da parede abdominal é muito fraca, a costura realizada durante a cirurgia pode ficar comprometida. Uma vez que os músculos não são estabilizados tão facilmente.
Como é feita a Abdominoplastia?
O cirurgião plástico vai avaliar o abdômen do paciente, verificando a quantidade e a localização dos acúmulos de gordura. Normalmente, a abdominoplastia requer duas incisões:
• A primeira é horizontal na região logo acima dos pelos pubianos que se estende até próximo dos quadris, levemente curvada para cima. A extensão dessa incisão e a forma variam conforme a quantidade de pele a ser removida;
• A segunda incisão é feita na vertical, finalizando ao redor do umbigo, por onde os excessos de pele da parte superior do abdômen são separados das partes profundas. Nesse momento os músculos abdominais são suturados para que se tornem mais rígidos. O que irá proporcionar uma barriga mais plano e uma cintura mais definida. Essa pele em excesso é esticada para baixo para que seja removida e é feito um orifício para recolocar o umbigo em sua posição de origem.
Após a cirurgia, são colocados drenos de aspiração no abdômen, para evitar o acúmulo de líquidos na região abdominal. Esses drenos são inseridos na parte inferior da barriga, próximo ao púbis, permitindo que a cicatriz seja disfarçada entre os pelos pubianos.
O paciente pode ser liberado para casa com os drenos, que são de simples manuseio. Os drenos só causam dor no momento da retirada, que pode ser feita na clínica do cirurgião. Feito isso, as incisões da cirurgia poderão ser completamente fechadas, resultando em uma única sutura na linha da região púbica e uma dentro do umbigo. São colocados os curativos e bandagens.
Qual é a anestesia necessária?
Em geral, é utilizada a anestesia raqui ou peridural com sedação e não é necessário mais de um dia de internação no hospital.
Posso associar a Abdominoplastia a outras cirurgias?
Para procedimentos mais complexos, que envolvem remoção de grandes quantidades de tecido, ou a associação de outros procedimentos, como a lipoaspiração, usa-se anestesia geral.
Em muitos casos, é recomendado fazer outra cirurgia no mesmo momento em que é realizada a abdominoplastia. A lipoaspiração, por exemplo, ajuda a definir os contornos corporais. Podem ser feitas também cirurgias de mama e até procedimentos menores na face.
No entanto, é necessário que os procedimentos associados não demandem muito tempo, o que pode aumentar a duração da cirurgia além do recomendado.
Qual é o tempo de duração da cirurgia?
O tempo de duração da cirurgia pode variar muito, mas a maioria dos procedimentos dura entre duas e cinco horas. O tempo varia conforme a extensão do tratamento, quantidade de tecido a ser removido e da associação ou não da lipoaspiração.
Recuperação
Após a alta, é necessário seguir uma série de recomendações médicas para a correta recuperação do organismo, como permanecer com drenos por cerca de sete dias, realizar dez sessões de drenagem linfática.
Além de utilizar cinta cirúrgica por cerca de dois meses e não tomar sol na cicatriz por seis meses.
Os resultados da abdominoplastia só podem ser observados de três a seis meses após a cirurgia, quando o inchaço da região desaparece e a cicatrização já está mais evoluída.
Veja o vídeo da Abdominoplastia e entenda melhor!
O que você acha da Abdominoplastia? Acredita que ela pode ser uma cirurgia reparadora de corpo e autoestima? Qual é a sua opinião sobre isso? Compartilhe conosco a sua ideia! Nós queremos saber!