Realizar uma cirurgia plástica no verão é totalmente possível, desde que o paciente siga todas as recomendações necessárias para o pós-operatório. Não existe uma época ideal em que a cirurgia plástica deve ser realizada, porém durante o verão os cuidados devem ser redobrados.
Muitos pacientes realizam cirurgias plásticas durante épocas mais frias, pois durante a recuperação o paciente deverá evitar a exposição ao sol. Mas seguindo os devido cuidados na recuperação, durante o verão é totalmente seguro e possível realizar uma cirurgia plástica e ter ótimos resultados.
Mas se você está pensando em realizar uma cirurgia plástica no verão, confira quais são os principais cuidados para você não comprometer a sua recuperação.
Os principias cuidados ao realizar uma cirurgia plástica no verão
A procura pelas cirurgias plásticas durante o verão está aumentando, pois hoje vivemos com uma constante mudança de clima, faz calor no inverno e algumas vezes frio durante o verão. Os pacientes também estão ficando mais conscientes sobre a importância dos cuidados durante a recuperação.
Realizar uma cirurgia plástica no verão é possível, porém é preciso seguir alguns cuidados para se ter uma boa recuperação, os principais cuidados são:
- Durante os primeiros 30 dias após a cirurgia o paciente não deverá se expor diretamente ao sol. Se expor ao sol durante esse período pode dificultar a cicatrização e ainda fazer com que as cicatrizes escureçam. A indicação é de que o paciente se proteja, no mínimo, durante os 90 dias após a cirurgia, com protetor solar e roupas que protejam a exposição ao sol.
- Ingerir muito líquido durante o verão é essencial para todas as pessoas, mas isso deve ser reforçado ao se realizar uma cirurgia plástica, principalmente se ela for uma cirurgia maior, como a lipoaspiração. Nos primeiros dias após a cirurgia ser realizada, é fundamental que diariamente seja ingerido cerca de 3 litros de água, evitando assim a desidratação causada pelo calor do verão.
- Nas cirurgias corporais é muito importante o uso de cintas cirúrgicas. Devido ao calor, elas poderão causar um pouco de desconforto, porém o uso delas é fundamental para se obter uma boa recuperação. Elas evitam o inchaço e a fibrose, e durante o primeiro mês após a cirurgia o uso deve ser contínuo, sendo retiradas apenas durante o banho.
- A drenagem linfática também oferece grandes benefícios em cirurgias plásticas corporais, principalmente durante o verão. Ela reduz edemas, hematomas e melhora possíveis dores e desconforto. O número de sessões será indicado pelo cirurgião plástico.
O tempo para cada uma desses cuidados pode variar conforme a cirurgia realizada, por isso é muito importante escolher um profissional especializado e seguir todas as orientações dele.
Por que é tão importante seguir todos os cuidados durante a recuperação
As cirurgias plásticas estão sendo cada vez mais procuradas no Brasil, porém elas são cirurgias delicadas, que exigem um pós-operatórios cheio de cuidados para que os resultados sejam os melhores possíveis e o paciente não corra riscos.
Se você não consegue ficar longe da praia e do sol durante o verão, então você deve considerar realizar a cirurgia em outra época do ano ou então ter muita disciplina e dedicação durante a recuperação de uma cirurgia plástica no verão.
Vale lembrar que para cada tipo de cirurgia e de acordo com as necessidades do paciente, as recomendações do cirurgião plástico podem ser diferentes, porém é muito importante que o paciente siga todas as recomendações para ter uma cicatrização e uma recuperação saudável e satisfatória.
Aproveite e também confira o nosso post sobre como funciona a recuperação de cirurgia plástica.