Conhecidas como “orelhas de abano”, as orelhas que possuem deformidades ou tamanho maior que o comum, causam grande desconforto para muitas pessoas. Esse problema atinge diversas pessoas ao redor do mundo, causando desconforto a partir da infância e se mantém durante toda a vida adulta. Saiba mais sobre como funciona a otoplastia, como ela é realizada e quais são os resultados finais após ela ser realizada!
A otoplastia é a cirurgia plástica realizada nas orelhas. Em geral, a cirurgia é realizada para corrigir as orelhas proeminentes, porém a cirurgia também pode ser realizada para corrigir outros problemas, como sequelas de traumas, ausência congênita, entre outros.
Como funciona a otoplastia para a correção de orelhas
A cirurgia de otoplastia é realizada em pessoas que desejam minimizar deformidades e corrigir a assimetria das orelhas. A formação indesejada das orelhas pode vir de nascença ou devido deformidades após traumas.
Mas a cirurgia só deve ser realizada caso o paciente sofra com grande incômodo. A idade ideal para que ela seja realizada, é a partir dos 5 e 7 anos, que é quando as orelhas já estão totalmente formadas. Entenda como funciona a otoplastia e como ela é realizada:
- A cirurgia costuma ser realizada com a anestesia local com sedação, mas também pode ser geral quando realizada em crianças. Ela costuma durar entre 90 a 120 minutos. Ela é iniciada com uma incisão atrás da orelha, e segue pela dobra natural da pele. A partir da incisão, a pele em excesso será retirada, e em seguida será realizado o ligamento da cartilagem.Em alguns casos, também será necessário fazer a retirada da cartilagem, para que o tamanho da orelha seja diminuído. Ao terminar o procedimento, os pontos e o fechamento da pele serão realizados. Os pontos costumam ser internos, e não precisam ser retirados, pois são absorvidos pelo organismo.
A cirurgia de otoplastia se tornou uma das mais procuradas, porém é fundamental que ela seja realizada por um médico especializado. Logo nas primeiras consultas com o cirurgião plástico, é fundamental que você faça uma análise se ele é realmente um cirurgião especializado.
Nas consultas o médico deverá retirar todas as dúvidas do paciente e explicar corretamente como a cirurgia é realizada. Ele também deverá fazer com que o paciente compreenda os resultados, os riscos e os benefícios da cirurgia. Tudo isso é fundamental para que o paciente possa saber se os resultados da cirurgia irão atender as suas expectativas.
Os resultados da otoplastia
Após a otoplastia ser realizada, é fundamental que o paciente siga todas as recomendações do médico para o pós-operatório. Os resultados finais da cirurgia também dependem de uma boa recuperação.
Após o curativo ser retirado, cerca de 60% do resultado já pode ser observado. Nesse momento, a orelha ainda irá apresentar inchaço e vermelhidão, portanto o resultado final ainda não será visível. Após 15 dias, a orelha já estará menos inchada, e após 6 meses o resultado final já poderá ser notado.
Vale lembrar que o tempo de cicatrização varia para cada paciente, portanto é fundamental contar com um bom cirurgião plástico para possuir um acompanhamento no pós-operatório de qualidade.
Agora que você já sabe como funciona a otoplastia, se você ainda possui dúvidas ou quer saber mais sobre a cirurgia, entre em contato com a equipe da UP! Plástica. Agende uma consulta com um de nossos especialistas e saiba mais sobre a otoplastia.
1 comentário